delírios de momento

06 outubro 2008

a dúvida da maternidade

Sabe aquelas vezes que um mesmo tema parece te rodear? surge na conversa com amigos, aparece na TV dentro do seu programa de entrevistas favorito, vem em notícia de revista... para vários lugares pra onde você olha parece que ele está ali.
Claro que isso pode ser porque você passou a dar mais atenção ao tema agora e daí se deu conta de como ele é falado... mas esse assunto, especificamente, acho que entrou recentemente na pauta de muitos programas, revistas, blogs...
Pois esses dias aconteceu isso comigo de me sentir rodeada assim. E o tema é "querer ou não querer ter filhos"?
A mulher na casa dos trinta chega nessa fase de se perguntar se quer ou não ter filhos (ok, ok, tem aquelas que já nascem sabendo essa resposta ou crescem sonhando em realizar a vontade de ser mãe...). No meu caso, é realmente uma dúvida. Eu não sei se quero ou não quero filhos... (e, na dúvida, melhor não ter, né? hehehe)
Começou numa conversa com uma amiga, em que - não sei como - começamos a falar de nome de filhos! (Tudo bem que se eu tiver um menino ele já tem nome, mas isso não quer dizer que tenho certeza de que vou ter filhos! até porque não tenho!). Daí veio o primeiro programa na TV de 1 hora só falando sobre isso... mostrando pesquisas e apresentando cada vez mais casais que optam por levar uma vida sem filhos. Depois a revista que falava sobre o tema. Amigas de mesma idade e algumas mais velhas discutindo o que pensam a respeito. Meu irmão que vai ser pai pela segunda vez... enfim... foram várias informações que apareceram junto e realmente me fizeram ter um momento de reflexão mais forte sobre isso.
Claro que tudo tem vantagens e desvantagens, e isso não é diferente. Mas são muitas as perguntas a serem respondidas pra se ter certeza de que devemos colocar um filho no mundo. Principalmente nesse mundo que cai na nossa cabeça e se demonstra cruel pra qualquer pessoa. Que coragem colocar um ser do seu ventre pra sofrer com tudo isso, né?
Aí as pessoas vem com a máxima: ah, mas se você for esperar o momento certo, ele nunca vai aparecer. Sempre vai estar faltando alguma coisa pra que o momento seja perfeito pra se ter um filho. O mundo nunca vai ser perfeito e você nunca vai achar que tem dinheiro suficiente ou fez tudo que queria fazer antes de ter um filho. Então tá, decidido. Sem filhos!! hehehehe
Mas é algo maior do que isso, do que uma decisão consciente. é quase uma questão de filosofia, de verdade interior... nem sei bem, até porque ainda não achei a minha resposta mais certa, a minha verdade nesse caso.
alguns julgam que quem não tem filho é o maior dos egoístas... daí aqueles que decidiram não ter filhos retrucam essa afirmação dizendo que egoístas são os pais, que colocam filhos no mundo só pra satisfazer as suas próprias vontades, pra serem o que eles sonham, pra fazer o que eles querem.
e também não tem essa de gostar ou não gostar de crianças, porque acho que pode tanto haver pessoas que amam crianças e não querem ter filhos (e suprem esse amor de outras formas), quanto pessoas que primeiramente não gostam de crianças, mas se derretem quando nasce o seu.
e tem também o ponto de ter tanta coisa pra viver, tanta vontade de fazer e acontecer, tantas loucuras ainda, tanta cabeça pra quebrar, erros pra cometer... que parece não ter espaço pra um filho. e o que contrapõe isso diz que dá pra viver muito, mesmo com filhos. Viver de outra forma, cometer outros erros... Experiências diferentes de vida!
Nesse caso, tudo parece ter seu ponto e contraponto.
O que me faz concluir que ainda tenho muito pra pensar.
Se a decisão tivesse que ser tomada hoje, eu diria que prefiro não ter... mas me ensinaram a nunca dizer nunca!
Com certeza ao menos por uns bons 4 anos não aparece bebê por aqui, não...
(desculpa mãe, desculpa sogra... )

Marcadores: , , , , ,