delírios de momento

28 julho 2008

O comentário da Vanesseta no post da "visão sônica" me fez lembrar de uma frase que a minha mãe sempre usava pra nos consolar quando reclamávamos de algo da vida: "Sempre tem coisa, pior, meus filhos..."
Essa frase é MUITO clássica da minha mãe... até as minhas amigas já bem conhecem!! :P
Mas não foi essa a minha intenção ao escrever o texto sobre esse menino... porque não acho que a gente tenha que evitar reclamar de alguma coisa da nossa vida quando está nos afetando - não é pra sentir vergonha por achar os nossos desafios difíceis (apesar de serem menos difíceis do que algo como o que esse menino passou).
Minha mãe demorou quase 60 anos pra aprender isso, mas tem coisas que acontecem com a gente que, naquele momento, pro nosso sentimento, são o pior, sim!!! Eu entendo o que ela dizia... e o consolo que tentava nos dar, pra pensarmos em seguir em frente, que tinha coisa pior na vida... que aquilo não era nada e ia passar... mas putz! eu ficava puta que não podia reclamar de nada pra ela, quando a única vontade que eu tinha era de reclamar... era de choramingar, de dizer que tava sem chão por algo que tinha acontecido... que tava doendo, que eu tava sofrendo, que tava sendo difícil... e ela falar aquilo era como tirar de mim o direito de sentir essa dor, de sofrer!!! e isso não é algo facilmente controlável... muitas vezes não é NADA controlável!
Não bastava eu olhar pro lado e ver que tinha alguém numa pior que eu pra eu me sentir bem. Se fosse assim, acho que seria até meio horrível, sarcástico, como se eu pudesse me satisfazer com o mal sofrido pelos outros.
Eu tenho o direito de me sentir mal... e eu devo, sim, me indignar, sofrer e chorar, inclusive pra conseguir seguir adiante depois de superar o sofrimento!!
Sempre tem coisa pior, é verdade. Mas isso só nós faz ver o quanto esse mundo é difícil.

Marcadores: , ,

2 Comments:

  • mas acho que não é uma vergonha ruim, é mais uma vergonha de ACORDAAAA, SE MEXE MENINA, NÃO FICA AI PARADA RECLAMANDO, OLHA O QUE AS PESSOAS ALCANÇAM!!

    é mais um impulso, um incentivo, um puxão de orelhas!

    By Blogger vanessadz, at 31 julho, 2008 09:18  

  • Tem razão, Vanesseta! Aí concordo contigo! ;)

    By Blogger roberta, at 31 julho, 2008 15:15  

Postar um comentário

<< Home