delírios de momento

07 janeiro 2016

O berço mais aconchegante

Tem umas coisas que quando eu encasqueto, eu não tiro da cabeça, mesmo!
E uma coisa que eu queria MUITO e teimei em ter foi um berço redondo pra quando o Nicolas nascesse.
Eu sabia que não ia durar muito, mas só pensava que seria muito mais aconchegante pra ele, saído do útero, tão pequeninho, ficar em algo que parecia “abraçar” mais ele do que um berço de tamanho normal.                                                                                          

Fiz uma pesquisa rápida (porque coisa que eu imagino que toda mãe faça é pesquisar opções para o quartinho) e logo encontrei uma fábrica que produz um berço redondo, mas que já vem com todas as peças para este mesmo berço aumentar de tamanho e ser adaptado até para uma caminha depois. Pra minha felicidade maior ainda, na cidade que moramos tinha uma loja da marca e eu logo pude ver o berço de pertinho! Daí meu sonho ficou mais fácil, além de ter onde comprar, não ia ser algo pra usar por alguns meses e guardar, porque o berço teria continuidade.
A bisa Ilka quis nos dar de presente. Querida! E ficamos 3 meses amando admirar o Nicolas dormindo naquele berço lindo!
Mas, como bebê grande que já falei que ele sempre foi, 3 meses foi o limite pra termos que aumentar o berço, que ficou em formato oval, mas nem por isso deixou de ser lindo!!!


E agora, aproveitando o assunto berço/quartinho, deixo aqui algumas umas dicas gerais para mamães de primeira viagem que possam ler este post:
- prefira berços que sejam mais baixos ou que baixem a lateral. De cara você não vai pensar nisso, porque o bebê recém-nascido pode ficar com o colchão colocado na parte mais alta. Mas logo que eles começam a se mexer muito, você precisa descer o colchão. E quando eles começam a se erguer com apoio, você precisa descer mais ainda. Isso quer dizer que se a lateral for alta, você vai ter bastante dificuldade em colocar o bebê no fundo do berço. No caso das baixinhas, como eu, pior ainda.
- também acho válido posicionar o berço no quarto de forma que você possa escolher qualquer um dos lados para colocar ou retirar o bebê do berço. Facilita, pois às vezes você prefere segurar o bebê em um dos braços e o papai ou a babá, vovó ou qualquer outra pessoa que possa ficar com a criança, pode preferir segurar do outro. E quando um bebê dorme nos seus braços, você não quer revirar ele no seu colo pra conseguir colocar no berço. Claro que sempre dá pra deixar a cabeça em qualquer uma das pontas do berço. Mas o travesseiro está de um certo lado na hora, ou o feng shui manda, ou o ar condicionado no calor vai estar pegando bem daquele lado da cabeça e você prefere inverter, enfim... daí você vai preferir poder escolher qual lado da cama deixar o baby. Mas se você não tiver nenhum tipo de TOC ou problema com a posição do berço, pode encostar o berço contra parede. : P
- tenha uma cadeira de balanço! Eu uso até hoje quando dá vontade de ninar o Nico um pouco no colo ou pra contar historinhas... E ele está prestes a completar 2 anos! O fato dele ser pesado, então, fez a cadeira de balanço ser bem útil pra aqueles momentos que o bebê só se acalma com um balancinho (mas você não aguenta segurar).
- procure preparar o quartinho até o 7º. mês de gravidez. Claro que não vale fazer muito cedo, porque sabemos que existe um período de risco de aborto natural. Mas vá planejando a disposição dos móveis, fazendo orçamentos e monte tudo antes do barrigão pesar demais. Você vai ter mais disposição pra montar tudo junto com o papai e vai conseguir organizar todas as roupinhas e acessórios da forma que você achar mais adequado para a hora do uso.
- em épocas de seca, mantenha uma bacia de água dentro do quarto. Ideal é ficar próxima ao berço, mas claro que fora do alcance do bebê. 
- outra dica é sobre luz no quarto. A gente tem várias luzinhas. A do teto é uma que ao acender, não acende com a luz total, ela acende mais fraquinha e depois aumenta. Temos uma fraquinha de parede pra deixar acessa no cantinho durante a noite. Temos uma a pilha que fica a mão quando a gente precisa acender uma luz localizada. E temos uma outra que você liga e ela se apaga depois de um tempo. Eu acho ótimo pra quando você começa a preparar a hora do sono, você não precisa apagar direto todas as luzes, vai apagando as poucos e entrando no clima do adormecer. Acho que ajuda pra adaptação na hora de dormir e espero que assim o bebê não tenha medo do escuro.

Marcadores: , , , ,

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home