delírios de momento

05 dezembro 2005

frustrações

putz, como é difícil a gente aceitar quem é, com nossas limitações e reconhecendo as capacidades, não? e quanta frustração a gente tem na vida em função disso... a insatisfação com o próprio corpo; a frustração com a profissão, com o dinheiro que se ganha; a indignação com o que o vizinho tem que a gente não tem; a falta de cabelo, o excesso de; o cara lindo que não olha pra gente; a falta de dom pra falar em público ou pra contar piadas; não saber dançar; não ter sucesso suficiente; não ser sexy o suficiente; ter a risada estridente... bah!! tanta coisa é frustrante na nossa vida!!! não sei onde isso começou, não sei qual o chip que tá na cabeça que impede a gente de ser feliz com o que tem, como é. "não sei, só sei que é assim..."
eu, obviamente, tenho minhas várias frustrações bem pessoais: a altura (ou melhor, a falta de), a perna grossa demais, os dedos dos pés quadrados (sim, meus dedinhos chegam a ser quadrados de tão gorduchos), o osso do nariz que é reto (ai, agora todo mundo vai ficar observando o meu nariz... risos), a minha voz muito aguda (que fez eu desistir de investir no canto)... mas, de todas, a frustração mais fudida não vem do que a mãe natureza nos deu - porque o "eu nasci assim, fazer o quê - é o que Deus me deu" ainda nos consola... o pior é quando ficamos frustrados pela nossa própria incapacidade... quando a gente quer muito fazer algo e não consegue. por maiores que sejam as tentativas, por mais aplicados que sejamos, por maior que seja a quantidade de horas que a gente perca se esforçando na tentativa, tem coisas que a gente simplesmente não aprende a fazer, não consegue fazer... e quando é assim, FUDEU!! é de chorar no cantinho... passar anos tentando fazer uma coisa que a gente deseja muito fazer, mas a coisa não rola, simplesmente não rola... é foda... bem como é uma das minhas maiores crises interioriores: minha incapacidade em escrever poesias... PUTA QUE PARIU! o tanto que eu já tentei escrever já teria feito vários livros se eu fosse razoável... se eu fosse ótima, então, nem se fala! se ao menos eu tivesse algum prêmio só pelo esforço eu já ganharia algo! mas não... minha cabeça racional não tem a capacidade de reeditar o que sente/ o que vê de forma poética, ou de forma abstrata ou comparativa que ao mesmo tempo transmita algo verdadeiro para quem lê. minhas analogias ficam muito forçadas, meu jogo de palavras parece coisa de criança, meus textos rimados não transmitem nada! PUTZ GRILA!
mas também não dá pra conviver com essa frustração pra sempre... assim não se vive. é erguer a cabeça, repensar as habilidades e estudar outra coisa pra colocar a energia que renda algo de bom. eu tinha aberto mão da poesia pelo canto. HAHAHAHA, né? não rolou!! mas aí não foi minha incapacidade, já que eu até sou bem afinadinha (ou seja: meu esforço retornou em algo bom). Mas nesse caso a natureza me impede de achar que posso levar adiante, porque a voz que Deus me deu não é lá grande coisa... mas eu sei que as capacidades de um ser humano não "se estancam por aqui"... e preciso achar outra coisa onde pôr minha energia pra que eu encontre algo que sirva de hobby, que me satisfaça interiormente, que ocupe minhas horas livres e faça eu conviver bem sozinha, eu e eu mesma. : ) enquanto eu busco, assim eu me ocupo. e vou me satisfazendo em ler as belas poesias dos grandes escritores e interpretá-las - ler e reler e reler e ler e reler... e ir me preenchendo. até o dia em que eu me contentar em ser uma reles mortal. fazer o quê.

Marcadores: ,

2 Comments:

  • Adorei teu texto, Betinha. Quem sabe teu talento não seja justamente esse, escrever bem e tocar os outros? Pode não ser em verso, como tu queria, mas quem disse que a prosa também não pode ser linda e cheia de sentimento? Beijos! :-)

    By Blogger Ana, at 07 dezembro, 2005 16:20  

  • pois é, Aninha, a gente tem que usar o que tem, né? :) obrigada, querida!! e se eu realmente conseguir tocar as pessoas e fazer elas pensarem, objetivo alcançado!!! ;)
    beijos.

    By Blogger roberta, at 07 dezembro, 2005 16:41  

Postar um comentário

<< Home