delírios de momento

21 julho 2008

visão sônica


Semana passada assisti o especial "Visão Sônica" do Discovery e, além de impressionada, fiquei refletindo sobre a loucura que pode ser a capacidade humana.
Não é o único exemplo de superação de capacidade que eu já vi, mas é um dos bem fortes!
Pra quem não ouviu falar, esse especial é a respeito de um garoto americano, hoje adolescente, que é cego desde os 3 anos de idade. Quando ele tinha 2 anos, a mãe descobriu que ele tinha um câncer raro nos olhos e teve que tomar uma decisão difícil: tentar controlar a doença com quimioterapia - e debilitar a criança com esse tratamento agressivo - ou operar e remover os olhos do menino. Optou por removê-los, porque mesmo a quimioterapia talvez não impedisse o câncer de se espalhar e tirar a vida do seu filho. Logo quando o menino acordou e ficou desesperado por não poder enxergar, a mãe tentou fazer ele "ver" a vida de outra forma... disse que ele podia enxergar, sim, através do toque, do cheiro, do som... E daí em diante essa criança não se deixou abalar. Sabe-se lá como, ele desenvolveu absurdamente a capacidade da sua audição!! Ele passou a emitir alguns sons com a boca ao caminhar para ouvir o "retorno" (ou algo como um eco) desses sons, que o dizia onde estavam os objetos e como eles eram. Tipo como funciona um sonar, esses de submarino, sabe?
Sem ver pra crer pode ser difícil de acreditar, mesmo, mas o menino realmente caminha, desce escadas, passa por obstáculos, anda de bicicleta na rua, joga videogame (até agora não entendi como funciona essa coisa do videogame), tudo sozinho, sem nenhuma bengala ou cão guia, e como se fosse uma pessoa de visão normal. Ele diz que ele não é cego, que ele pode enxergar, sim! E se nega a usar bengala ou qualquer outra coisa. De olhar, tu realmente não diz que ele é cego - e ele é COMPLETAMENTE cego, né, porque não é aquela coisa de quem tem 80% da visão comprometida ou algo assim, que poderia dar uma chance mínima de ver vultos ou algo assim... ele não tem olhos!!!! Ele usa olhos de vidro, o que faz parecer mais ainda que ele enxerga normalmente.
É incrível, é impressionante, parece que é além humano...
mas aí que vem... não é além humano!!!! tá ali, pra qualquer um ver, é um garoto, é um ser humano que aprendeu a explorar o que ele tinha melhor do que uma pessoa normal faz.
E bem sabemos daquela história de que as pessoas não usam mais do que 10%, 15% da capacidade do cérebro, por isso algo assim é realmente possível. Ele é a prova!

Mas como fazer pra usar mais da nossa capacidade? É preciso ficar deficiente em algum aspecto para criar uma forma de substituí-lo, pra explorar melhor o que temos? Basta querer? Os gênios só são gênios porque treinam muito? ou tem algumas capacidades que são inertes? e as pessoas comuns, se bem treinadas, conseguem explorar o seu máximo?
Não tenho mais dúvidas de que a resposta é sim, é possível fazer mais!! Mas essa força de vontade pra ir além, essa busca pelo que outros achariam impossível, de onde vem? Como encontrá-la? se chama ambição? e é preciso desistir de algum aspecto da vida pra desenvolver melhor um outro determinado? é preciso escolher entre um ou outro para ser genial? será que é possível levar uma vida 'normal', de trabalho, família, casa, filhos, lazer, amigos, festas, etc, etc... ? ou só sacrificando alguma parte, mesmo? será que, pra ter tudo, só sendo um reles normal, mediano em tudo na vida...??

apesar de eu ser uma pessoa das mais comuns, acho que eu vou conseguir desenvolver uma certa habilidade pelo meu caminho e ser ainda mais feliz comigo mesma e para os outros à minha volta... porque a conclusão e a lição que se tira é que dá pra ir além, acreditar que é possível! Se for pra ser mais feliz, tem que ir com tudo, treinar, buscar, tentar, explorar, estudar... Porque eu realmente acredito no slogan da Adidas: "Impossible is nothing" : )

Marcadores: ,

2 Comments:

  • é...dá até vergonha...de reclamar, de achar que nossos desafios são super difíceis de alnançar e usar isso como desculpa pra se acomodar...

    By Blogger vanessadz, at 22 julho, 2008 12:15  

  • é... impressionante... veja que ele não tinha outra escolha que não se adaptar. Acho que o nosso principal inimigo são as possibilidades. É mais confoável se adaptar e se superar obstáculos quando não se tem escolha. Acho que a gente acha que tem escolhas demais e acaba se boicotando. Enfim.. viajei...

    By Blogger Lisa, at 23 julho, 2008 22:34  

Postar um comentário

<< Home