delírios de momento

20 junho 2008

casamentos

Sabe aquela história entre amigos, de que primeiro vem a onda de formaturas, depois os casamentos, depois a festinha de 1 ano dos filhos...? (e melhor nem pensar no que vem depois!)
Pois é, a fase atual da minha vida (e dos meus amigos da mesma faixa etária) é a de casamentos... e que onda de união, hein? do ano passado pra cá perdi a conta de em quantos eu fui! Apesar de ter a função vestido, maquiagem, cabelo (pra qual às vezes eu não tenho paciência) eu adoro casamentos!! festão, monte de amigos reunidos, só alegria, bagunça, bebedeira... e adoro as festas de formato mais 'alternativo'!! e a partir daí tem muita coisa pra falar - coisas boas, coisas engraçadas, coisas emotivas e também às vezes coisas que são meio chatas desses eventos... Mas não é no evento em si que quero me ater.
O que andei refletindo foi sobre os diferentes casais que se unem e ao sentido do casamento em si.
Presenciei diferentes uniões:
- aquela do casal que se conheceu há pouco mais de um ano e a paixão foi arrebatadora, que viram que o outro era a pessoa definitiva da sua vida e logo marcaram o casamento - e esse tempo foi só o período pra organização da função toda da festa...
- a união da mulher brasileira e do homem italiano que foram se conhecer nos Estados Unidos - onde já vivem juntos há alguns anos... e agora comemoraram a sua vida junto dos amigos e familiares de cada um dos seus países.
- a cerimônia de casamento de um casal que já tem filhos adolescentes, que já vivem em matrimônio há mais de 15 anos e agora fizeram a festa do seu casamento, celebrando junto com todos os amigos dessa vida que eles já construíram juntos.
Não é incrível ver toda essa diversidade, todos em prol do amor (sem querer sem piegas)? E agora vem aí o casamento gay, já aprovado na Califórnia - com muita polêmica, sim, e correndo o risco de não permanecer - mas hora ou outra isso tem que ser estabelecido em todo mundo. Afinal, já se foi o tempo que o casamento era uma instituição imposta pela Igreja, de homem e mulher da mesma religião, necessária para se viver em sociedade, com regras e acordos.
Hoje é lindo ver que o sentido de casar está em celebrar uma relação a dois! Que "casamento" é só uma palavra... pra uma relação construída pela vontade dos dois e baseada em escolhas que o casal faz. Claro que cada um vai ter suas questões mais práticas... e aí eu não entro no mérito, porque vai da crença de cada um entender que existe ou não necessidade de um papel assinado ou o que for. E isso ainda é bastante polêmico pra mim, porque acho que não é isso que faz uma relação...
Mas a conclusão que eu faço é que o casamento ainda é bonito, ainda tem sua razão de ser e só tem a evoluir na sua forma! E eu já vi muitos exemplos dessa evolução... e sou das que ainda acredita que é possível viver a dois, feliz por muito tempo! :)
(apesar de todos os problemas da vida moderna que podem interferir, apesar de saber que as vontades de cada pessoa tem que ser respeitadas - e isso pode afetar o outro... apesar de alguns exemplos próximos de mim... e apesar de vários pesares... mas isso é papo pra outro post.)


Marcadores: ,