delírios de momento

25 outubro 2007

as pessoas mudam

não é verdade o "ditado" que diz que as pessoas não mudam... as pessoas mudam, sim. os conceitos podem mudar, os hábitos, as atitudes, o mundo ao redor... e isso muda a pessoa. eu já reparei que eu mudei muito nos últimos anos. e recentemente venho me questionando se mudei para melhor ou para pior. mas ao mesmo tempo, me pergunto: será que eu devo fazer essa análise? daí, depois de muito me questionar e ficar intrigada, comecei a pensar que, provavelmente, não seja caso a gente se perguntar isso... porque parece que na vida as coisas vão acontecendo e moldando a nossa personalidade, fazendo parte do ciclo de vida. questionar pode colocar uma barreira para uma transformação natural, que tem que acontecer em função de algo maior. ou pode fazer a gente se arrepender demais do que já fomos, quando era tudo que tínhamos pra ser naquele momento.

com 18/20 anos a gente pensa que já é adulto... só de pensar nisso já dá pra ver o quanto é imaturo! 20 anos é 1/4 de uma pessoa que viva até os 80! muita coisa acontece em 1/4 de ano, imagina em mais 3/4?!! só depois de muita água rolar que a gente tem um pensamento sólido sobre as coisas e, especialmente, sobre nós mesmos. Se é que um dia realmente chegamos a ter!! Mesmo aqueles que gostam de seguir sempre o mesmo caminho e uma determinada "tendência" de personalidade, que gostam de fazer tudo sempre igual e afirmam que são como são e nunca vão mudar, podem se surpreender... de repente, lá, quando bem velhinhos... um fator pode fazer essa pessoa agir de uma forma que ela nunca imaginou - ou até negou - que um dia agiria.

Claro, tem certos traços da nossa personalidade que se formaram por algum trauma, ou pela educação que recebemos, ou por um motivo que nem mesmo com muita terapia a gente consegue explicar. mas quando esses traços geram coisas que nos fazem mal ou são ruins de se conviver, acho que o esforço e a persistência podem fazer, sim, a gente superá-los. Por outro lado, também é claro que aqueles traços virtuosos da personalidade a gente só deve conservar!!
mas e quando o fato de ter que tentar excluir um traço ruim afeta a permanência de um traço bom? será que dá pra chegar num equilíbrio? é numa dessas emboscadas que eu me sinto hoje, com medo de ter mudado afetando uma característica boa minha. Acho que algumas pessoas já têm sentido a diferença. mas tô tentando equilibrar....

é muito difícil lidarmos com nós mesmos!! a maioria das pessoas, na verdade, não lida. nem quer enxergar.

Marcadores:

1 Comments:

  • Roberta,
    Obrigado pela visita e pelo elogio. Ler/escrever/interpretar é também uma forma de cada um buscar e lidar com a sua verdade.
    Recomendo a leitura de outros autores na minha lista de blogs, são excelentes.
    Abs

    By Anonymous Anônimo, at 30 outubro, 2007 14:22  

Postar um comentário

<< Home