delírios de momento

28 novembro 2005

cidadania

Eu quero muito ser cidadã italiana... além da mudança imediata de tratamento que a gente recebe do 1o. mundo europeu, eu sinto o sangue italiano correr nas veias... me sinto muito próxima dessa cultura. me criei ouvindo a nona e a nono falarem em dialeto; tenho uma família enorme, que ao se reunir ainda discute na mesa e todos falam ao mesmo tempo, gesticulando - aliás, eu falo gesticulando e não consigo mudar isso (ai de quem segura meus braços enquanto eu falo!!! simplesmente não consigo mais falar. e ok, ainda tem o detalhe do vermelho nas bochechas quando bebo e no peito quando eu fico nervosa... risos); a vó era a controladora de tudo (família matriarcal), era ela quem sentava na ponta da mesa durante as refeições - e ainda ficava observando todos comerem - e ai daquele que comesse muito pouco!!... aliás, as refeições sempre eram servidas com MUITA comida na mesa (e a despensa sempre lotada, como se o mundo fosse acabar amanhã); sei como fazer pão (e fortalecer muito os braços de tanto amassar), massa (e passar em máquina manual), polenta (em panela grande de ferro), geléia (mexendo por horas em tachos enoooormes colocados no pátio de casa, sempre com um auxiliar pra ficar mantendo o fogo) e tenho noções da arte de fazer vinho (do tempo de pisar na uva...). já brinquei no meio de muitos parreirais, tomei café com graspa; ganhei um ou outro prêmio em rifa de almoço de igreja no domingo (almoço esses que sempre eram galeto com polenta, é claro!) - e quase participei do coral da igreja!!; minha mãe e os meus tios até hoje tem um jeitinho italiano de falar e ainda ouço as tias da mãe que moram mais perto da colônia falarem "má querrrrrida, prova questo pan..." com aquele sotaque bem do tipo Radicci (famoso personagem de descendência italiana da serra gaúcha, que representa muito bem diversos aspectos dessa cultura).
mas putz grila, quanto detalhe, documento, burocracia, patavina que a gente tem que recolher pra conseguir entrar com o processo pra tentar obter a cidadania, hein?? dio porco madona... dio cane... a vida no é um mar de rosas...


saudade, vó e vô...

Marcadores: