delírios de momento

05 novembro 2008

the change has come

Como todos já devem ter visto, essa madrugada saiu o resultado das eleições nos Estados Unidos. Venceu Barack Obama! Oba! ;)

Mas o que eu quero destacar nem é toda questão do fato na história política do país e do mundo - e QUE fato! - , ou a mudança que isso pode representar na economia mundial, ou a diferença que vai ser ter um democrata anti-guerra governando os E.U.A, ou a representatividade de um negro no poder de um dos maiores impérios mundiais e a questão das minorias, nem o fato da campanha dele ter sido super bem feita - várias ótimas estratégias de marketing - ou de ele ter praticamente se tornado um ícone pop... nada disso que todo mundo já está falando o suficiente nesse momento.
O que mais me fez pensar hoje a respeito desse fato foi o sentimento gerado durante essas eleições e, principalmente, nessa madrugada com a confirmação de Obama eleito! Foi a primeira vez que eu senti um carinho grande para com os Estados Unidos e seus cidadãos. Pela primeira vez eu me emocionei pra valer acompanhando a história deles. Como se de repente os americanos mostrassem que tem coração, que são mais abertos e menos preconceituosos do que imaginávamos (ou do que vinham cedo até agora). Como se eu os visse de forma mais humana. Parece pouco, mas acho que é bem significativo. Demonstra a mudança - "the change has come to the America", "a new spirit of patriotism.. look after not only ourselves, but each other". Tenho maior empatia pelos americanos agora.




Ao ouvir tanto o discurso de vitória de Obama, quanto o de derrota do McCain, eu me emocionei. Tudo bem que político é político e sabe usar suas armas, mas ver todo aquele povo também emocionado, aquele povo vibrando de forma única, foi emocionante mesmo. E os dois pareciam sinceros, sem chavões políticos.

Com certeza alguma coisa mudou na América. Vamos esperar pra ver se a esperança de todos se concretizará em mudanças e acontecimentos reais.

Marcadores: ,

1 Comments:

  • De qualquer maneira, o discurso do Obama foi muito lindo, mesmo a gente sabendo bem como é tudo tão planejadinho. Arrepiou total. :-)

    By Blogger Ana, at 13 novembro, 2008 00:29  

Postar um comentário

<< Home