diamante no céu
Eu só fui saber esses dias de uma incrível descoberta, que inclusive foi feita aqui em Porto Alegre: existe uma super estrela totalmente de diamante no nosso cosmo!!
Seu descobridor é o astrônomo Kepler de Oliveira Filho, na época chefe do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS (não sei se ainda é...)
Já pensou, um super diamante vagando pelo espaço??
É a maior jóia já encontrada!! Uma estrela-anã (das mais antigas), com o tamanho da Terra e a massa do Sol, que esfriou e se cristalizou num gigantesco diamante. O carbono formado pelas reações nucleares do astro acumulou-se em sua região central. Compactado por uma pressão descomunal, o material organizou-se em rede cristalina, dando origem ao diamante. Parece que esse astro é realmente uma jóia de valor incalculável!!!
O fantástico objeto encontra-se a 17 anos-luz (40 quatrilhões de quilômetros) de nosso planeta, na constelação Centauro - onde situa-se visualmente nas proximidades do Cruzeiro do Sul (mas só pode ser visto com telescópios de, no mínimo, um metro de diâmetro). Kepler encontrou a estrela em 1991, e a batizou como BPM 37093. Mas parece que só em 1998 comfirmaram-se as extraordinárias características desse objeto celeste, cuja descoberta projetou a astronomia brasileira no cenário internacional.
Mas, para quem já está pensando em como chegar lá para obter um pedaço, já se sabe: apesar de ter-se esfriado muito, a estrela ainda é mais quente que a superfície do Sol e sua extraordinária força gravitacional esmagaria qualquer objeto que se aproximasse demais dela.
*cultura inútil pra nós, cidadãos comuns... porque para a astronomia essa descoberta com certeza apontou dados importantes e que eu acredito que geram informações que podem ser utilizadas na Terra ou a favor de nós.
**e eu, como admiradora e observadora de perto de alguns estudos aeroespaciais (dá-lhe Microg hehehehehe), e indo pra outro lado, mas ainda pensando no espaço, eu acredito: "Life in Space for Life on Earth" ;)
Marcadores: astronomia, cultura inútil, espaço
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home